Sobre o ENIF



Encontro Nacional Investigação Filosófica (ENIF) é um encontro para que o Grupo de Pesquisa Investigação Filosófica (GPIF-UNIFAP / DGP-CNPq) possa mostrar ao público interessado o andamento de suas pesquisas. Tal grupo é constituído de vários pesquisadores em filosofia, de muitas universidades brasileiras, e ele existe extra-oficialmente desde 2010 e oficialmente desde 2019. Dentre as produções do grupo, podemos ressaltar (i) o Periódico Acadêmico Investigação Filosófica (UNIFAP), (ii) a Série Investigação Filosófica, publicada pela Editora da UFPel, de traduções de verbetes da Stanford Encyclopedia of Philosophy e de outras plataformas internacionalmente reconhecidas; (iii) o Canal Investigação Filosófica, de vídeos e podcasts em filosofia e (iv) os inúmeros artigos acadêmicos, resenhas, livros e ensaios que seus membros vêm publicando ao longo dos anos, cujos links se encontram no Blog Investigação Filosófica. Seus membros permanentes são professores, doutores e estudantes de filosofia de vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro (UFRJ, UNIRIO, UFF, CPII), Minas Gerais (UFOP, IFTM, UFMG, FDLM), Paraná (UNICENTRO), Santa Catarina (UFSC, UNISUL), São Paulo (UNICAMP) e Amapá (UNIFAP). A união desses encontros será formada tanto por palestras dos membros do GPIF e de convidados. Por vezes, são abertas também submissões para comunicações.

Enquanto durar o isolamento social, o encontro será realizado online, e não presencialmente, mas seguirá um modelo diferente dos webnários realizados na maioria dos encontros online. As palestras (30 a 60 minutos) [e comunicações (20 a 30 minutos), quando houver] serão gravadas anteriormente e terão uma estreia na página do Youtube do ENFA, junto com um bate-papo por chat ao vivo com o pesquisador. Para o apresentador que quiser esclarecer algo mais, ele poderá apresentar um vídeo resposta nos dias ativos e passivos do encontro. O encontro terá 5 dias ativos e 2 dias passivos. Nos dias ativos (segunda a sexta), há novos vídeos de palestras, vídeos de respostas e participação do público; mas nos dias passivos (sábado e domingo) há apenas a postagem de vídeos de respostas, mas não vídeos de novas apresentações. O dia passivo serve como um descanso e como um meio de o ouvinte ter mais tempo para atingir a carga horária de 15h, caso queira requisitar o certificado.

As inscrições formais para ouvintes são feitas por meio de inscrição por e-mail com os dados de nome completo, instituição, formação e lattes. Poderá requisitar o certificado de ouvinte o participante que  (i) se inscrever por email, (ii) estiver inscrito no canal Investigação Filosófica (no Youtube) e (iii) tiver a comprovação da presença em 15h de palestras ou comunicações do ENIF, até o horário de finalização do encontro, às 23:59 do último dia passivo. A comprovação da presença e da inscrição no canal será feita por meio do envio das capturas de tela da inscrição no canal e dos comentários realizados no bate-papo ou na página, durante o evento. O email para a inscrição (assunto: INSCRIÇÃO) e para a requisição do certificado (assunto: CERTIFICADO) é enif.filosofia@gmail.com  e deve conter, no corpo do email, o nome completo do requisitante, tal como também sua formação acadêmica, sua instituição de vínculo, seu telefone e seu email; e, no anexo, os comprovantes. A data limite para a requisição é sempre 30/11.

As inscrições para comunicadores ocorrerão por meio de envio de um vídeo de até 3 minutos, aonde o conteúdo da comunicação é resumido, junto com o título, resumo e palavras-chave da comunicação, em português e em inglês, por email para enif.filosofia@gmail.com. Esperamos que o vídeo e o resumo possa nos dizer o título da comunicação, seu objetivo, sua relevância para a área, seu caminho argumentativo e sua conclusão. As informações pessoais requeridas no corpo do email são: nome completo, formação acadêmica, universidade de vínculo atual ou de egresso, título da comunicação, telefone e email. As inscrições estão abertas até o dia 01/09. Os 15 comunicadores selecionados receberão um email com o aceite até o dia 01/10 e deverão responder ao email até o dia 15/10 com o vídeo da comunicação completa (20 a 30 minutos) como link no Google Drive.

Os vídeos enviados e aceitos serão publicamente disponibilizados gratuitamente. Ao enviar qualquer vídeo para a organização ou para qualquer membro dela, seu autor concorda em autorizar seu uso tanto pelos membros do Grupo de Pesquisa Investigação Filosófica. Todos os palestrantes e comunicadores mantêm os direitos sobre seus vídeos, sendo deles demandado apenas que seu uso mencione a publicação original. Todos os vídeos enviados devem ser inéditos até a data da sua estreia.